quarta-feira, 21 de abril de 2010

O Brasil desponta no ranking de fraudes na internet, prá variar!

Brasil é o terceiro em ranking de ataques via Internet, aponta estudo


Redação Portal IMPRENSA
Publicado em: 20/04/2010 14:40

“Relatório anual da empresa de segurança em informática Symantec apontou aumento de ataques cibernéticos em 2009, sobretudo, em países emergentes como o Brasil, terceiro no ranking.

Em todo o mundo, as ameaças por meio da Internet aumentaram 71% em 2009, sublinha a Symantec, que calcula a incidência dos ataques com uma rede de milhões de computadores; contas que atuam como armadilhas; e rastreadores na web.

"É possível constatar uma globalização da cibercriminalidade, com novos países como Brasil, Índia, Polônia, Romênia, Turquia ... uma expansão vinculada ao desenvolvimento da internet por banda larga nestes países", afirma o relatório.

"São internautas que não estão habituados nem formados para os ciberataques como os spams, os vírus ou os sites falsos da internet, sobretudo nos cibercafés, enquanto as forças de segurança também não estão habituadas às ameaças", completa o levantamento.

Em 2009, segundo informa a agência de notícias AFP, o estudo colocou os EUA em primeiro lugar do ranking da criminalidade; a China ficou em segundo, seguida pelo Brasil, Alemanha e Índia.

"Hoje, um dos vetores de infecção mais importante é o simples fato de usar a internet, por muito tempo foram os e-mails", afirmou Laurent Heslault, diretor de tecnologia da segurança para a Europa Ocidental da Symantec, em entrevista à agência.

A Copa do Mundo da África do Sul, segundo o especialista, representa um evento que potencializará os ataques. Criminosos virtuais usarão falsas informações sobre o campeonato para atrair internautas desavisados”.

Quando se trata de inteligência para o crime, o Brasil está sempre despontando na frente! Por que será?
A inteligência é só para o crime.
Também, exemplos aqui no Brasil é que não faltam!

Bando de vagabundos!

J. Cássio.