quinta-feira, 5 de agosto de 2010

Viva a idiotice nacional

Hoje em dia, é difícil assistir algum programa televisivo. Programa jornalísitico, então, nem se fala.
Jornalístas tendenciosos, sem conhecimento do assunto, palpiteiros. A grande maioria dos jornalístas pensam que nós somos idiotas. Até parece que nós todos somos bobocas. 
Alguns jornalístas, praticamente foram banidos dos jornais de maior audiência. Boris Casoy já foi ameaçado no ar pelo lulla lellé. Arnaldo Jabor já não faz mais comentários políticos no jornal nacional. Salete lemos, então, sumiram com ela. Pois é!
E ainda vem falar em liberdade de imprensa. Que liberdade?
Aloísio Amorim faz um retrato fiel do jornalismo atual brasileiro. Viva a idiotice.


http://aluizioamorim.blogspot.com - Quinta-feira, Agosto 05, 2010

TODA A IDIOTIA DO JORNALISMO BRASILEIRO

Já afirmei aqui se vive nesta campanha presidencial um embuste fantástico, uma tremenda armação. Tanto é verdade que as "informações" veiculadas pelos grandes jornais e redes de televisão perderam total credibilidade. As colunas políticas e blogs dos portais dos jornalões se transformaram em diário oficial do PT.

E o que é mais engraçado é que mesmo com pesquisas a favor, mesmo como a candidata petralha supostamente à frente de José Serra, as entrelinhas desses comentários e análises da grande mídia deixam transparecer que não há tranquilidade nenhuma nas hostes governistas. Uma das provas do que estou afirmando foi aquele evento em que D. Lily, viúva de Roberto Marinho o fundador da Rede Globo, patrocinou um "ágape" em homenagem à Dilma Rousseff, algo inaudito e que, convenhamos, soa escandaloso. Estarei sempre defendendo a Rede Globo, como qualquer veículo da grande imprensa sempre que eventualmente sofram qualquer tipo de censura e por isso mesmo sinto-me à vontade para criticá-los.

Os bate-paus do petralhismo jornalístico que se escondem atrás de uma falsa imparcialidade e inseção dão plantão 24 horas. E produzem aquelas matérias e notas contra José Serra que chegam a ser ridículas, mormente quando lidas por alguém, como eu, que é do ramo. Sou jornalistsa há quase quarenta anos e sinto de longe o cheiro da nota plantada, para ursar um jargão da redação.

Há pouco lia um post no blog do Josias de Souza, da Folha de São Paulo. Na verdade, aquilo não é blog, porquanto Josias como os demais colunistas políticos da grande imprensa brasileira apenas transcrevem o que seria uma coluna de jornal para um blog. Não entenderam ainda que a internet é outra mídia e requer, portanto, outra linguagem.

Feita essa digressão retomo a questão do post. Diz Josias, com informações em off, que os apoiadores de Serra que compõem a aliança oposicionista estaríam desmobilizados. Dentre eles alguns botocudos nordestinos que reclamam que Serra sequer telefonou para eles. Ora, uma campanha presidencial não comporta politicagem paroquial. Portanto, aí está um monte de bobagens com o rótulo de informação para desancar descaradamente a oposição sem qualquer fundamento de verdade.

Matérias em off como esta pululam todos os dias em todos os jornais e blogs do dito grande jornalismo brasileiro. E os jornalistas desses jornalões chegam à raias da idiotia quando reproduzem afirmações de petistas fazendo recomendações à campanha de Serra. Hoje mesmo o portal do Estadão reproduziu declarações do Clésio Andrade, afirmando que as críticas da Oposição ao PT revertem negativamente para Serra. Outro dia reportaram uma advertência do Paulo Bernardo, dizendo que a Oposição poderia se dar mal no debate desta noite que vai ao ar daqui a pouco, se fazer críticas à candidata de Lula.

Para completar esse circo de idiotices o site G1, conforme comentou o Reinaldo Azevedo, veiculou afirmações da Dilma tentando fazer crer que o PSDB também estaria envolvido com as FARC.

E esses jornalistas ao veicular essas barbaridades o fazem de forma acrítica deliberadamente. Todos eles são correias de transmissão do pensamento único petralha. Alguns praticam esse anti-jornalismo auferindo caraminguás oficiais, outros fazem por ideologia e muitos por serem idiotas e cretinos. Na verdade é burrice mesmo, o que é incurável. Poucos nascem inteligentes. A maioria dos seres humanos é chimpanzé melhorado.

Uma das razões para a profusão de estupidez no jornalismo brasileiro advém, em grande medida, dos cursos de jornalismo dominados por professores ligados aos sindicatos pelegos da CUT.

E para que não pensem que estou delirando, o Sindicato dos Jornalistas aqui de Santa Catarina, em "parceria" com os cursos de jornalismo da Unisul e da Estácio de Sá, promoveu palestras com um jornalista de Honduras que passou por aqui para mentir aos alunos sobre a crise que eclodiu naqueles país depois que Zelaya, o títere de Hugo Chávez, tentou rasgar a Constituição e implantar um regime comunista-bolivariano e por isso foi desalojado legalmente do poder. Após foram marcadas eleições livres e democráticas que elegeram Pepe Lobo e tudo voltou a normal em Honduras.

Mas as palestras e os debates levados aos jovens estudantes de jornalismo afirmaram o contrário da realidade. Mentiram para os jovens e promoveram lavagem cerebral quando tentaram fazer crer que houve um golpe militar em Honduras. Mentira! De Honduras importaram um áulico de Zelaya e de Chávez que, por certo, percorre os países do continente difundindo essa história miseravelmente mentirosa sob os auspícios da ditadura chavista.

E, coroando todo esse atentado à verdade, a Estácio de Sá transformou o evento em aula magna.

Citei o episódio para mostrar que o que vocês lêem nos jornais é resultado da lavagem cerebral que começa nos cursos de jornalismo. É claro que esses velhos de guerra que assinam colunas nos jornalões não passaram por esses cursos. Já nasceram idiotas.

E nunca é demais lembrar. O jornalistas brasileiros egressos dessas universidades e também os dinossauros por eles venerados, todos juntos defendem a censura à imprensa, rotulada como "controle social da mídia". Já a Dilma defende um "controle público"...

É o único país do mundo em que sindicalistas, professores universitários e jornalistas defendem a censura à imprensa.

O resultado dessa avalanche de idiotice está estampado nos jornais impressos, televisivos e nos seus portais.

Não é à toa que o Brasil seja esse caldeirão de estupidez e burrice. Será sempre o lixo ocidental.