quarta-feira, 24 de novembro de 2010

O rombo da previdência

O Ministro da Previdência declarou que o rombo na previdência é uma enorme mentira. Dependendo do ângulo que olha a questão, existe aí uma meia verdade.
A questão não é tão simples.

Primeiro, que na classe política e nos agentes políticos, não se pode confiar.

Certo dia, assisti pelo canal fechado Globo News, uma discussão entre intelectuais. Um dizia que havia um rombo nas contas. Outro dizia que não, que não havia rombo nenhum.
Se nós adotarmos que a tese que as receitas do INSS tem fontes próprias de custeio, desvinculadas do caixa da união, poderia se dizer que existe um rombo.
Do contrário, se as receitas do INSS se misturam com as receitas da união, não há que se falar em rombo.

O rombo do INSS é estratégico.

É motivo para a arrecadação de mais e mais impostos e taxas. Um sistema previdenciário falido e ineficiente empurra o cidadão para a iniciativa privada, para os planos de saúde e previdência privada, que são administradas pelos BANCOS, principais credores da UNIÃO.

Por este ângulo, que é o que eu acredito, a PREVIDENCIA SOCIAL sempre estará com “ROMBO”. Assim, perdem os CIDADÃOS e ganham o governo e os BANCOS. Isto é o que interessa para elles.

Ministro da Previdência declara que rombo na Previdência é uma enorme mentira
Posted: 23 Nov 2010 01:22 PM PST

Chutando a barraca –
O ministro da Previdência Social, Carlos Eduardo Gabas, sepultou todas as chances de continuar no cargo com as suas declarações no Congresso Mundial dos Aposentados, que está sendo realizado no auditório Petrônio Portela, no Senado Federal. Gabas desconstruiu o discurso do Palácio do Planalto, do Ministério do Planejamento e da própria pasta que dirige ao afirmar que é uma mentira que o sistema previdenciário público esteja falido. O ministro disse que o discurso do rombo previdenciário é alimentado por interesses privados.


“A previdência pública não é problema para o país, é solução. Cada vez que a economia tem um ‘soluço’, cada vez que o sistema financeiro que não tem nenhum controle, tem problemas, querem creditar [a culpa] ao trabalhador e aos aposentados”.

Outra declaração polêmica do ministro é que “ainda se trata muito mal os aposentados” no Brasil. É novamente uma declaração que contraria os discursos palacianos, segundo as quais a política social e previdenciária contempla milhares de aposentados e pensionistas.


As declarações de Gabas animaram as lideranças a pressionar o governo federal para conceder um reajuste aos aposentados equivalente ao concedido ao salário mínimo. No final da tarde desta terça-feira (23), vários grupos de aposentados estiveram com parlamentares para que o índice reivindicado esteja previsto no Orçamento Geral da União de 2011. O cálculo para o salário mínimo estipulado pelo governo é o da inflação mais o percentual de crescimento do Produto Interno Bruto (PIB) do ano anterior à elaboração do orçamento da União.


A Confederação dos Aposentados e Pensionistas informou em seu site que na atual negociação do reajuste aumentará a migração de aposentados e pensionistas para o piso previdenciário já a partir do próximo ano. “Atualmente 18,5 milhões de aposentados e pensionistas ganham apenas um salário mínimo. Continuando essa injustiça, num futuro próximo a previdência pagará apenas 01 salário mínimo para todos os aposentados e pensionistas do INSS”.