quarta-feira, 26 de maio de 2010

Ninguém quer perder a boquinha

Veja um trecho de um forró pé de serra, de Luis Gonzaga, que nos anos 80, saiu no Fantástico.

ah isso aqui tá muito bom, isso aqui tá bom demais. ah que tá fora quer entrar, mas quem tá dentro não sai.

No Brasil, é do mesmo jeito.
Quem tem uma boquinha não quer perder e quem não tem, quer ter.

Vê se fala sério!!!


07/11/2009
Maitê e as aposentadorias hereditárias
Josino Moraes

"Em novembro de 2009, descobri, através de uma nota da colunista social Mônica Bergamo, da Folha de S. Paulo, que essa famosa e belíssima atriz global goza de duas aposentadorias hereditárias pelo Estado de S. Paulo, somando a bagatela de R$ 13 mil. Sabe-se de caso semelhante nessa cidade, filha de desembargador, com provento muito mais gordo. Ela é filha “solteira” de uma professora estadual e um procurador, do Estado. O que mais me chamou a atenção é o fato de ela gozar de uma aposentadoria hereditária dupla! Até então, eu desconhecia essa possibilidade sui generis. Certamente, outros casos há de haver, mas como descobri-los?



Ela já passou, obviamente, por vários casamentos de fato, já tendo tido inclusive uma filha, mas jamais se casou de papel passado, isto é, formalmente. Por quê? Ora, ela não é “boba”; sabe do truque. Ela sabe que pode casar e parir muitas vezes, mas jamais pôr isso no papel, pois isso significaria a perda de privilégios milionários.

Como moro em Campinas, cidade natal de Maitê, tenho fácil acesso à sua historia de vida; sigo seus passos com atenção. As razoes são meramente políticas. Em meu livro de 2001, sobre a Justiça do Trabalho, cutuco meu ex-amigo Fernando Gabeira, já então deputado federal, para lutar no Congresso sobre a questão da impunidade dos chamados crimes de honra. A origem dessa excrescência é o fascismo italiano, que influenciou praticamente todos nossos códigos.



Em 1969, seu pai, Carlos Eduardo Gallo, alegando legitima defesa da honra assassinou sua mãe Margot a facadas, segundo amigos, e foi absolvido. No final de sua vida, corroído por um câncer generalizado, o assassino se suicida. A atriz, desde então, duplamente aposentada, lançou, aqui e em Portugal, não há muito, um livro de memórias onde narra parte desses fatos.

De onde surgiu esse estrupício de aposentadorias hereditárias publicas, vitalícias a até múltiplas? Da época de Deodoro (1889-1891). Criou-se o Montepio Civil da União. Os militares, ao darem o golpe de Estado no Império a 15 de novembro de 1889, oficialmente denominado de “Proclamação da Republica”, deram a partida nesse processo malévolo. Os privilégios, de imediato, para si e seus compadres: juízes, etc. O argumento central foi a recém terminada Guerra do Paraguai (1864-1870) e a “preocupação” com as filhas solteiras de militares, irmãs, etc. Ali se plantava, então, a semente da destruição do nascente e incipiente Estado brasileiro. Historicamente, não se constroem Estados embasados em privilégios.



Posteriormente, os militares cortaram a verba ao Barão de Drummond para cuidar do Zoológico do Rio de Janeiro, mas, em compensação, geraram novos itens de despesas pro donno sua e compadres que se tornariam uma verdadeira bola de neve. O lado pitoresco desse fato foi que com a ajuda da idéia de um mexicano gerou-se o jogo de bicho no País, a única coisa genuinamente brasileira e que funciona maravilhosamente bem, sem a intervenção do Estado.



Para se ter uma noção do problema gerado, atualmente, segundo o Ministério da Defesa, a composição de despesa com pessoal é aproximadamente assim: 2/3 para inativos e 1/3 para ativos!



Essas aposentadorias hereditárias que, no principio, se restringiriam aos militares e ao alto clero do judiciário foram se estendendo a todo o setor público federal e, posteriormente, a todos os Estados. Não me consta que elas tenham chegado aos municípios.



No caso do Estado de São Paulo, elas podem se estender aos netos até a idade de 25 anos. No caso de Maitê e sua filha, a pequena Maria, elas poderão se estender até o fim de seus estudos universitários. No Norte/Nordeste do Pais, caso alguém se disponha a realizar essa pesquisa, isso deve ser muito pior.

A tragédia do Brasil pode ser resumida numa única e bastante sucinta idéia: os privilégios do setor público e das estatais"


J. Cássio.